terça-feira, 12 de maio de 2009

Wanda Alviano, editora do Jornal Hoje da TV Globo



A palestra de 11/05 com Wanda Alviano tratou da edição de reportagens para a televisão. Wanda é formada na Universidade Metodista, já trabalhou na TV Record e agora é uma das responsáveis pela edição do Jornal Hoje, que é exibido de segunda a sábado às 13:15 pela TV Globo. Ela defende que editar é fugir da mesmice, ou seja, transformar um assunto que já foi ou está sendo tratado por outros jornais e emissoras em uma matéria inovadora que busque captar o interesse do telespectador.

Ela explicou o processo de pauta de uma reportagem que é baseado em um sistema de 20% de pergunta e 80% de resposta, a proposta é que as perguntas orientem o direcionamento da matéria, o que será abordado. Além disso, o repórter tem um roteiro a ser seguido, pois o chefe de reportagem já entrou em contato com o entrevistado ou o responsável pelo lugar onde será gravada a matéria, lá terá detalhes de onde encontrar o entrevistado, quem ele é e os dados que serão a base do assunto da matéria. A palestrante ainda disse que, diante de um assunto factual (assunto de destaque midiático) cai a pauta projetada inicialmente e uma nova tem que ser preparada rapidamente.

Comentou-se também a respeito do personagem da matéria, sujeito que será o centro da história relatada. Quando questionada sobre a escolha do entrevistado que será o personagem, Alviano diz que, com a acessibilidade da internet, as pessoas costumam enviar e-mail contando suas histórias e, àquelas que julgarem interessantes, será elaborada a pauta sobre o assunto e o remetente do e-mail. Sobre a edição, falou-se de maneira mais simplificada e ficou exposto o trabalho que é feito através de gravação das imagens, o cinegrafista procurando os melhores ângulos, o repórter fazendo a entrevista, esse material chamado de fita bruta chega à edição junto com o áudio da matéria na qual o repórter narra as informações para que sejam mescladas com as imagens gravadas e editadas. Muitas vezes, o entrevistado disserta muito tempo e até sobre assuntos que não são relacionados com o tema. Nesse sentido, edita-se todo o conteúdo e limita a resposta às palavras que se relacionam com todo o contexto e isto é feito para que o telespectador não desprenda a atenção e, desta forma, compreenda o que está sendo abordado.

Durante a palestra evidenciou-se o trabalho em equipe que se executa ao preparar uma matéria, tendo que estar em sincronia o trabalho executado pelo repórter, cinegrafista, motoboy (que leva as fitas para a redação), editor, arte e design, editor-chefe. Uma falha compromete o resultado final que foi possível com a execução com eficiência de cada tarefa.

Nenhum comentário: