segunda-feira, 18 de maio de 2009

O poder da imprensa

Os meios de comunicação são muito influentes para a opinião pública e o cenário político, é chamada por alguns de “O 4º Poder”, aliás, existe um filme de mesmo nome tratando do mesmo assunto. A mídia é responsável pelas notícias que reportam e, indiretamente, pelas atitudes que essas notícias podem acarretar.

Falo disso por causa de um episódio recente em que, mais uma vez, a mídia mostra o poder exercido sobre a sociedade. O deputado Sérgio Moraes (PTB) foi destituído do cargo de relator do processo contra o também deputado Edmar Moreira (sem partido), o deputado do castelo, após um confronto com a imprensa. Em uma entrevista, o deputado demonstrou tendência em absolver o colega de profissão, ao ser questionado se não temia a reação da opinião pública em resposta a esta atitude, Moraes declarou estar “se lixando pra opinião pública”, completando que os jornalistas poderiam publicar o que quisessem pois, no final, ele seria reeleito.

A repercussão desse caso foi imensa, toda vez em que era citado, mencionavam-no como “o deputado que se lixa para a opinião pública”, isso em todos e quaisquer meios de comunicação. Outros deputados tiveram que encarar a imprensa e tentar responder e justificar em nome da categoria, dizendo que se importavam sim com a opinião pública, que a opinião pública é a base do trabalho deles, afinal é em nome desta opinião que os políticos auxiliam o governo, entre outras.

Resultado: o destaque midiático ao ocorrido, fez com que o deputado Sérgio Moraes perdesse forças, foi afastado do cargo de relator de processo de Ética, foi criticado por colegas e causou a sensação de mal-estar. Apesar de tudo isso, ele afirma que a declaração foi infeliz, mas disse que a faria novamente se fosse necessário e tenta justificar que sua frase dói editada e pincelada de acordo com os interesses da mídia.

De qualquer forma, este embate de deputado e imprensa mostrou o quanto esta segunda é influente e, quando quer, faz com que os responsáveis por administrar o nosso país mudem suas atitudes para que o conflito não tome proporções maiores e eles saiam perdendo.

Nenhum comentário: