domingo, 17 de maio de 2009

Visite o Museu da Língua Portuguesa




Um dos pontos culturais de São Paulo mais freqüentados por pessoas de todas as idades, desde estudantes a profissionais, um paulistano não pode deixar de visitá-lo. A entrada é barata, o divertimento é garantido e o interesse pela língua tende a crescer.

Poder ser visto no Museu um curta narrado por Fernanda Montenegro sobre a língua e linguagem, logo após tem o “planetário das poesias” – uma sala fechada e escura com poemas sendo narrados e projetados nas paredes e no chão. Há dois painéis, o eletrônico que mostra pequenas histórias contadas através de imagens em movimento e um outro que traça uma linha do tempo sobre a linguagem e a sua importância nas sociedades. Há também pequenas mesas separadas por culturas influentes em nosso vocabulário, como a americana, francesa, italiana, africana entre outras. Neste espaço há objetos que representam esta cultura estrangeira e nas telas pode se conhecer mais a respeito das palavras que integraram à nossa cultura, seus significados, mutações e história daquela cultura. Para descontrair, há uma sala em que se pode montar palavras juntando sílabas projetadas em uma mesa, quando o objetivo é alcançado, conta-se a respeito da história e as situações em que podem ser usadas.

Há sempre uma exposição temporária que trata de algum autor. Objetos que representem suas obras, gravações de trechos dos livros, objetos pessoais, manuscritos, livros em formatos gigantes, grandes dicionários, um espaço que te envolve na literatura brasileira. Á época da minha visita, pude ver uma exposição sobre Machado de Assis em que havia trechos dos seus diversos livros, cadernetas com sua letra, a moeda usada a época e, por fim, uma sala em que era exibido o projeto Mil Casmurros, um vídeo com várias pessoas lendo um trecho de Dom Casmurro.

O estudante de comunicação precisa ter uma relação íntima com a língua e a visita ao Museu possibilita essa sensação: sai de lá apaixonada e mais curiosa sobre a língua portuguesa, ou como disse Marcos Bagno em “Preconceito Linguístico”, o português brasileiro. No painel que conta um pouco da linguagem, o estudante da área pode obter informações sobre os meios de comunicação, a chegada da televisão, a influência do americanismo em nossa cultura, se comunicar utilizando poucas palavras, a famosa frase de Chacrinha “Quem não se comunica, se trumbica” e a reflexão sobre a linguagem atual como nosso retrato e evolução.

Veja mais em meu outro blog Amante Paulistana

Nenhum comentário: