quinta-feira, 30 de julho de 2009

Transferência: Pra onde mudar – uma nova análise das universidades e cursos


Imagem retirada do Advogados Futebol Clube




Está decidido. É hora de mudar de universidade, novos ares, maior investimento no seu futuro profissional. Agora é preciso ter calma ao pesquisar qual será a instituição de destino e quais são os recursos que lhe serão oferecidos.

A decepção com a primeira universidade pode servir como um termômetro, ou seja, exija bastante da nova universidade para que não ocorra desapontamento novamente. Se informe com a própria instituição por através de atendimento telefônico, pesquisa em sites e tira dúvidas por e-mail. Use a internet a seu favor, pesquise notícias, se informe sobre os eventos que a instituição se envolve, leia fóruns, procure conhecer pessoas que estejam estudando para que você possa colher informações de diversas fontes.

Esse processo é cansativo e lento, mas evitará que você ingresse em uma instituição de ensino que não se compromete em lecionar. Faça um filtro e vá eliminando as instituições com as quais você não se identifica, os critérios de eliminação variam de acordo com os interesses, mas as peças chaves de avaliação são renome, qualidade, preço de mensalidade e currículo.

Com essa filtragem é possível chegar a uma quantidade de nomes de universidades que atendam suas exigências e a escolha tem que satisfazer seus critérios prioritários, alcançando o ponto em que se considera o custo-benefício.

Eu tinha inclinação de me transferir para a Universidade Anhembi Morumbi por indicações de amigos, reconhecimento na área em que atuo e por ter determinado investir em algo que acredito que seja retornável. Mas tinha interesse em universidades como a São Judas, FMU e PUC, estas saíram dos meus planos por ter planejamento anual, não despertar interesse e o alto valor da mensalidade, respectivamente.

O curso na Anhembi Morumbi tinha um valor acima das minhas possibilidades, mas investi. O currículo era bom, mas quando avaliado de forma superficial, parecia que os três semestres já estudados não poderiam ser aproveitados. Com exceção de umas duas matérias, mas isto só poderia ser avaliado pelo coordenador e era preciso aguardar. Foi essencial o apoio da família, amigos e namorado, além dos professores que me incentivaram a buscar algo melhor para mim. Dei entrada, oficialmente, no processo de transferência. Outra longa trajetória .

Nenhum comentário: