terça-feira, 28 de julho de 2009

Jornalismo 2.0


Imagem retirada de Global Voices Online

O Jornalismo na web tem ganhado forças e se expandido, além de o conhecimento em web 2.0 ser exigido pelo mercado. Sua característica principal é a possibilidade de participação dos leitores através de comentários, publicações e edições de textos jornalísticos, isto é conhecido como Jornalismo Participativo.

A internet conquistou esse espaço graças a essa troca constante de informação e muitos usuários encontraram nas redes sociais mais uma ferramenta em favor do P2P (pear to pear). O charme está em trabalhar com a reação/ resposta imediata ao que foi escrito, criado e publicado na web. Há a sensação de participação e influência sobre tudo o que surge.

Nos fóruns do Orkut ou Yahoo Answers, por exemplo, há todos os tipos de dúvidas e as mais variadas soluções para um mesmo problema. A Wikipedia disponibiliza conceitos sobre todos os temas, desde os mais simples até os mais elaborados, escritos com base em pesquisas referenciais e podendo, sempre, ser editado por leitores que discordem da informação ou entendam estar incompleta.

Uma das ferramentas mais recentes, mas não menos arrebatadora, o microblog Twitter, traz aos usuários o contato direto com as pessoas e empresas, acesso a informações objetivas (limitadas a 140 caracteres) ou uma chamada para um texto mais elaborado em um blog ou site. O que chama a atenção em um jornalista trabalhar com o Twitter é o fato de aprender a se comunicar em poucos caracteres, escrever textos curtos, mas que sejam objetivos e transmitam a mensagem utilizando um espaço limitadíssimo.

As pessoas podem usar a internet para agregar informações, transformá-las em conhecimento, estimular leitura e escrita. Podem e o fazem. A linguagem certamente varia, de acordo com o meio de comunicação, com o tema abordado e, claro, com o intuito e o estilo do autor. Mas, como regra geral, a linguagem online é mais descontraída e os textos são mais enxutos.

A internet tem derrubado diversas previsões quanto a sua longevidade. Como meio de comunicação é mais interativo e mais imediato do que os demais, e está cada vez mais em evidência, tanto é que os meios de comunicação tradicionais se viram interessados e pressionados a aderirem ao formato virtual. Além disso, as mídias digitais ofertam a maior quantidade de oportunidades para que os novos profissionais ingressem no mercado de trabalho. Ou seja, investir especializações, cursos e conhecimentos que unem jornalismo e informática é uma das trilhas mais promissoras para o futuro profissional.

Caso haja interesse, a Escola de Comunicação, do Comunique-se, oferece um curso de longa duração sobre o assunto.

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