quinta-feira, 2 de abril de 2009

Memórias de Minhas Putas Tristes




Dia 31/03/2009 eu li no site da UOL a notícia que Gabriel García Márquez provavelmente não escreverá mais livros.
Nos meus tempos de colégio, uma amiga que admirava muito instigou minha curiosidade a respeito de um dos livros de Gabo, "Memórias de minhas putas tristes" o nome me chamava muito a atenção e me fazia imaginar os mais irreverentes enredos. No ano passado, eu baixei um e-book e me saciei nessa história que mescla sacanagem e inocência, paixão pela vida e a incessante descoberta de como viver. A história toda me intrigou e despertou em mim alguns sentimentos bons em relação a arte de saber viver.

Artistas como Ana Carolina e Dance of Days citam uma das obras mais famosas do autor, Cem anos de Solidão, nas canções "Violão e Voz" e "Comerciais de Cigarro", respectivamente.

Fica a minha dica de leitura. Segundo as matérias, García Márquez tem livros inéditos que ainda não foi decidio se serão ou não publicados. Esperamos que sim.


"O que há de mais interessante no livro de Garcia Márquez é a descoberta da através de um amor sincero e inocente e a intensa vontade de viver numa idade em que se espera quando irá morrer. Essa abordagem é uma contraposição ao que é exigido pela sociedade: envolvimento de um homem de idade avançada com uma garota menor de idade; esperar o que será da vida aos 90, em que se espera quando e como irá morrer.

A segunda particularidade do livro que chama a atenção é como ele usa o jornalismo por esse amor: primeiro, declarando-se através de suas crônicas dominicais e despertando, assim, o espírito romântico por ora esquecido em seus leitores; o outro uso que ele faz da influência do jornalismo é em sua busca desesperada por informações de sua amada, tendo acesso a hospital e fábrica devido à crença de que o jornalista escreveria algo que, certamente, traria lucros para estes locais.
" Comentário de minha autoria sobre o livro "Memórias de Minhas Putas Trsites".

"Ele conclui suas memórias, então, dizendo que depois de tudo que viveu, todas as suas aventuras, somente aos 90 anos é que ele realmente descobriu o prazer e a felicidade em sua forma mais pura e verdadeira." Conclusão, também de minha autoria, do resumo feito sobre o mesmo livro.

Veja mais sobre essa notícia no site do Jornal da Globo.

Nenhum comentário: