sexta-feira, 24 de abril de 2009

Comunicação Comparada

Existe uma preocupação por parte da sociedade com os meios de comunicação de massa porque são persuasivos, além de onipresentes, têm o poder de controle social e de provocação de efeitos. Estes meios alienam e controlam opiniões, direcionam desejos de consumo, reforçam as normas sociais; também provocam efeitos desgastados e consumidos, o público não se esforça em procurar sensações novas. Este contexto pode ser resumido na seguinte sentença "Os meios de comunicação de massa procuram atingir o maior número de pessoas, controlam informações, direcionam ações e pensamentos, facilitam o conteúdo exposto, provicando efeitos pré-existentes e, assim, deterioram o gosto popular.".

Com a democratização do ensino e os avanços tecnológicos, amplou-se o mercado para as obras de arte. No entanto, a audiência recebe instrução formal para ler e compreender sentidos superficiais sem que haja grande esforço ou reflexão para isto e estw ripo de educação não é o suficiente para a leitura de uma obra de arte. Com isso, o público não é exigente, aceita conteúdo mediano que lhe é oferecido, com mensagem original banalizada que deteriora o gosto e a cultura popular.

Os meios entretêm, provocam efeitos e propõem ao público conteúdo de baixo nível capaz de distrair a sociedade dos seus problemas e preocupações. Algumas de suas principais funções são: ATRIUBIÇÃO DE STATUS - prestígio social dado àquele que se destaca da massa e tem espaço nos meios de comunicação. Este status pode ser de origem pessoal (sensação de conquista), intelectual (falsa impressão de inteligência e cultura), político (fatos destacados na mídia no qual fizeram parte alguns personagens políticos), de movimentos sociais (valor atribuído a campanhas de conscientização) ou organizacional (atribuição de prestígio a um produto ou uma empresa através de propagandas); EXECUÇÃO DAS NORMAS SOCIAIS - ao exibir ao público os desvios comportamentais, os meios de comunicação de massa reiteram as normas sociais quanto à política, religião, economia, ao sistema governamental, comportamento etc; DISFUNÇÃO NARCOTIZANTE - relação superficial com os problemas sociais, apesar de ter conhecimento quanto a esses problemas, nada é feito para solucioná-los; CONFORMISMO SOCIAL - controle social dos meios de comunicação de massa que não estimulam a reação social, omitindo questão importantes para a sociedade dado ao interesse econômico. Essa influência pode ser explícita ou implícita.

Em arte entende-se pela expressão 'mau gosto' o efeito pré-fabricado e imposto. Na confecção uma obra de arte há embasamento no contexto sócio-cultural, sendo bem produzido sem pensar nos efeitos que esta obra poderá causar. Quando o produto é elaborado baseado em cópia ou imitação de algo ja feito antes e com a intenção de causar um efeito pré-existente e com fins lucrativos pode ser considerado Kitsch.
O Kitcsh é um termo que Walther Killy atribuiu a produtos que imitam um outro original, mas com má qualidade e gosto e é considerado uma mentira artística por não oferecer a experiência de novas sensações, apenas efeitos consumidos e gastos, causando a falsa sensação ao público de que se consome produto oriundo da cultura superior. Já o Midcult faz uso de algumas ferramentas de obras de sucesso por julgar conveniente, banaliza e facilita o conteúdo original. Desta forma, o produto midcult se passa por obra artística inovadora, pretendendo atribuir status cultural a quem o consome. A crítica existente em cima do Kitsch e do Midcult é por estes produtos serem produzidos em excesso, consumidos como cultura de maneira impensada e, assim,enganam o público que o consome.

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