quinta-feira, 15 de outubro de 2009

X Semana do Jornalismo - Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

A Universidade Anhembi Morumbi promoveu a X Semana de Jornalismo entre os dias 6 e 8 de outubro de 2009 e trouxe profissionais renomados durante os períodos matutino e noturno. A novidade apresentada este ano foi a divisão de palestras entre os dois campus que ministram o curso, descentralizando o evento que, antes, ocorria integralmente na Vila Olímpia e, assim, todos os alunos puderam ser contemplados com o conteúdo das palestras sem deslocamento de campus.

Os estudantes do campus Centro no período noturno puderam conversar com a repórter do jornal O Estado de São Paulo, Adriana Carranca que falou sobre os desafios do jornal impresso diante do advento da internet. Na quarta-feira, Fabíola Cidral tratou da convergência das mídias interativas ao rádio e deu foco em contar sobre o programa “Caminhos Alternativos” que traça um rumo inovador do que tem se feito no rádio. Para encerrar a Semana de Jornalismo, Caco Barcellos se apresentou no campus da Vila Olímpia para todos os alunos da Universidade, falando sobre o programa “Profissão Repórter” e a proposta de abordar a reportagem sob diversos pontos de vista.



As palestras com profissionais de diferentes veículos de comunicação propiciaram discussões sobre as oportunidades e os pontos fracos de cada meio, bem como conhecer melhor as exigências do mercado de trabalho quanto à formação e os conhecimentos dos futuros jornalistas. Apesar de todos os temas tratados, a mensagem mais forte dita por todos os palestrantes foi sobre exercer o jornalismo com paixão e envolvimento, o compromisso social de contar histórias e de informar, a inovação dedicada aos trabalhos e, sobretudo, a persistência que é a palavra-chave para fazer jornalismo.

Nenhum comentário: