quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Quadrinhos e Jornalismo



Entre os dias 16 e 18 a Comix Book Shop realizou na região central de São Paulo a FestComix. O evento voltado para os aficionados por quadrinhos atraiu público diversificado com um fim: comprar MUITAS revistas de HQs, mangás, desenhos, games, cinemas e raridades.
Famílias, crianças, cosplay e muito “marmanjo” lotaram o festival que concentrava grandes e pequenas editoras, abria espaço para quadrinhos independentes e agradou todos os gostos e preferências. Além disso, os preços estavam abaixo da tabela, fazendo a alegria de todo o público.



Boa organização, excelente oferta de produtos e preços e, mais do que isso, o clima e o ambiente marcaram a Comix. Todos os frequentadores estavam felizes da vida, as crianças no paraíso e os adultos, bom, eles também estavam pois voltaram a ser crianças. Para onde se olhava era possível ver olhos brilhando de prazer, pessoas sentadas no chão folheando suas recentes aquisições e cestas (isso mesmo, de compras) lotadas. Essas pessoas gastaram bons reais, mas todos saíram de lá satisfeitos.

Mas, calma. O que tudo isso tem a ver com o jornalismo? Eu também achei que não tinha NADA. Aliás, fui a Comix como acompanhante de um namorado nerd. Mas mudei TOTALMENTE o meu conceito. Em primeira análise, esse festival daria uma boa reportagem (especialmente para televisão) pois é um tema leve e divertido, cheio de bons personagens. Outro ponto é poder observar como os quadrinhos são fontes inspiradoras para o entretenimento na TV, no cinema, nos desenhos animados e na música. Encontrei, inclusive, o livro Super-Heróis no cinema e nos longas-metragens da TV além de gibis como Luluzinha, AstroBoy, Cavaleiros do Zodíaco, sem falar nos personagens da Marvel, no gato mais famoso do mundo, o Garfield e dos quadrinhos Persépolis. Mas o ápice mesmo desse encontro de jornalismo e quadrinhos foi, sem dúvida, com os livros de tiras comuns em jornais como as histórias de Dilbert, Mafalda, Angeli,Piratas do Tietê e, eis que meus olhos brilham, O Pasquim.



Foi esse que eu comprei, ou melhor, que eu ganhei. Porque o brilho nos meus olhinhos de jornalista não foram discretos e foi aí, exatamente neste ponto, que fez todo o sentido a relação entre os quadrinhos e a comunicação.

Um comentário:

Carla Masella disse...

Simplesmente incrível esse post e todos os outros! SAUDADE é muito pouco perto do que eu tenho sentido.
PARABÉNS!!