segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Trote universitário



O trote universitário é uma tradição nas universidades brasileiras para "iniciar" os alunos novos à faculdade e intregrá-los aos demais alunos. Poderia ser só uma brincadeira que visa dar boas vindas, mas são raros os casos assim.

Essa 'brincadeira' tem sido destaque na mídia devido às suas proporções de violência e humilhação. Veteranos buscam mostrar poder e supremacia sobre os calouros, usando o trote para submetê-los às vontades doentias fazendo-os acreditar que a não participação implica em perseguição. Essa postura de superioridade é facilmente vista em pesquisas na internet em que esses alunos publicam fotos e vídeos do ato.

Anualmente alguns casos ficam famosos pela brutalidade contra os calouros somado a sensação de insegurança e impunidade. Mesmo com a eventual punição de alguns envolvidos, não serão responsabilizados todos os participantes do trote.

É aceitável o trote em que se convida o calouro a participar, respeitando-o caso ele não quiser bem como o trote solidário em que as turmas dos cursos realizam uma ação social como doação de sangue, alimentos, brinquedos ou agasalhos , visita a asilos, orfanatos ou hospitais.

A palavra "trote" já tem conotação negativa e cada vez maos a sociedade sente-se exasperada por providências que resultem em soluções para este problema.




Eu não sofri trote ao entrar na faculdade, até porque eu não fui no primeiro dia de aula. Neste ano, como veterana, não apliquei trote em ninguém porque a ideia não me causa nenhuma sensação de êxtase, alegria ou divertimento.

Nenhum comentário: