Dias desses, estudamos na aula de Comunicação Comparada sobre o status que os meios de comunicação atribuem para os sujeitos que neles aparecem. Estudos dizem que a sociedade encara com respeito um sujeito que aparece nesses meios, pois se lá ele está se destacando da sociedade de massa é porque é um sujeito de respeito.
Na aula foi exposto quatro tipos de status: o pessoal, organizacional, político e de movimentos sociais. Abaixo um pequeno texto omposto por mim, Amanda Rodrigues de Carvalho, e minhas colegas de classe Carla Regina Masella e Amanda Miranda Andrade. Este texto conceitua e exemplifica esses tipos de status de maneira bem simplificada:
Os meios de comunicação são capazes de atribuir status para uma personalidade ou situação que recebe destaque midiático. Existem quatro classificações de status: na política, um sujeito pode ganhar prestígio quando os meios enfatizam suas ações e seu contato com políticos renomados. Este conceito pôde ser visto na reeleição do prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, em que teve expressivo aumento nas intenções de voto quando a mídia tornou público o apoio do governadordo estado, José Serra, apoio o qual seguia rumo contrário ao partido já que o PSDB tinha seu próprio candidato.
Quanto à atribuição de status organizacional, pode ocorrer através da influência dos meios , como o merchandising no programa Big Brother Brasil em que as marcas dos produtos estão visíveis ao público, determinando a importância dos mesmos por serem consumidos pelos participantes do reality show.
Os movimntos sociais ganham relevância ao serem divulgados nos meios de comunicação, podendo até tornar-se o centro das discussões políticas e sociais.No recente caso das reivindicações em Paraisópolis, o protesto da comunidade não teria status se a mídia não o divulgasse da forma como foi feito.
O status de maior conhecimento que os meios de comunicação podem atribuir é o pessoal. Um sujeito que está na mídia é tido como suficientemente importante para estar lá, acreditando-se que este seja merecedor de respeito e tratamento diferenciado. Na uqarta-feira, dia 18 de fevereiro de 2009, o jornal Folha de São Paulo publicou o caso de uma ex-integrante do Big Brother Inglaterra que descobriu ser vítima de um câncer terminal. Devido ao status social que o programa atribuiu a ela, uma entrevista sobre a reação da moça e o que era pretendido fazer dali para adiante foi vendida a um tablóide e uma emissora de TV negociava para que as últimas semanas de vida fossem transmitidos em um reality show.
Na aula foi exposto quatro tipos de status: o pessoal, organizacional, político e de movimentos sociais. Abaixo um pequeno texto omposto por mim, Amanda Rodrigues de Carvalho, e minhas colegas de classe Carla Regina Masella e Amanda Miranda Andrade. Este texto conceitua e exemplifica esses tipos de status de maneira bem simplificada:
Os meios de comunicação são capazes de atribuir status para uma personalidade ou situação que recebe destaque midiático. Existem quatro classificações de status: na política, um sujeito pode ganhar prestígio quando os meios enfatizam suas ações e seu contato com políticos renomados. Este conceito pôde ser visto na reeleição do prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, em que teve expressivo aumento nas intenções de voto quando a mídia tornou público o apoio do governadordo estado, José Serra, apoio o qual seguia rumo contrário ao partido já que o PSDB tinha seu próprio candidato.
Quanto à atribuição de status organizacional, pode ocorrer através da influência dos meios , como o merchandising no programa Big Brother Brasil em que as marcas dos produtos estão visíveis ao público, determinando a importância dos mesmos por serem consumidos pelos participantes do reality show.
Os movimntos sociais ganham relevância ao serem divulgados nos meios de comunicação, podendo até tornar-se o centro das discussões políticas e sociais.No recente caso das reivindicações em Paraisópolis, o protesto da comunidade não teria status se a mídia não o divulgasse da forma como foi feito.
O status de maior conhecimento que os meios de comunicação podem atribuir é o pessoal. Um sujeito que está na mídia é tido como suficientemente importante para estar lá, acreditando-se que este seja merecedor de respeito e tratamento diferenciado. Na uqarta-feira, dia 18 de fevereiro de 2009, o jornal Folha de São Paulo publicou o caso de uma ex-integrante do Big Brother Inglaterra que descobriu ser vítima de um câncer terminal. Devido ao status social que o programa atribuiu a ela, uma entrevista sobre a reação da moça e o que era pretendido fazer dali para adiante foi vendida a um tablóide e uma emissora de TV negociava para que as últimas semanas de vida fossem transmitidos em um reality show.
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