domingo, 21 de dezembro de 2008

FUVEST

Eu sei que a prova da Fuvest já foi, mas queria falar a respeito.

O curso de Jornalismo da USP, infelizmente, oferece poucas vagas (60) para o número de procura (a média é de 45 candidatos por vaga) com nota de corte acima de 60 pontos. Portanto, se você REALMENTE deseja entrar na USP é bom que esteja preparado para entrar e para permanecer.

O ingresso torna-se difícil pela concorrência, além do número ser alto, há também a qualidade dos concorrentes. A nota de corte que exige muito do candidato somado a grande procura, tende a privilégiae alunos que tiveram ensino superior de alto nível ou que complementou os conhecimentos escolares aos dos endinados nos pré-vestibulares - os cursinhos.

Este não é um post desanimador, mas sim esclarecedor pois é realmente chato achar que somente a inteligência será suficiente para garantir sua vaga na USP. Conheço grandes mentes que são frustradas quanto à FUVEST.

Sobre a permanência, é sabido que a ECA (Escola de Comunicação e Artes) oferece um dos melhores cursos de Jornalismo, exigindo MUITO do estudante, mas há quem diga que é 'chato' essa exigência somado a pessoas de outro mundo, "discutindo árduamente sobre a desigualdade social enquanto tomam uma garrafa de Red Label" como diria um amigo jornalista.


ps.: Importante ressaltar que aqui é uma reflexão sobre o curso na USP, tendo em vista que não estudo lá e desconheço diretamente quem o faça. Essa reflexão é baseada nas conversas tidas por São Paulo afora.

Nenhum comentário: